Secretário de Saúde dos EUA encerra visita a Taiwan
O Secretário de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Alex Azar, encerrou a sua viagem de quatro dias a Taiwan.
Azar chegou a Taiwan no domingo (9), como o mais alto funcionário dos EUA a visitar desde que Washington cortou os laços com Taipé em 1979.
Na quarta-feira (12), Azar visitou uma casa de hóspedes em Taipé, onde o falecido ex-presidente de Taiwan, Lee Teng-hui, está sendo homenageado. Lee morreu no mês passado com a idade de 97 anos.
Azar depositou flores, e escreveu no livro de condolências: “O legado democrático do presidente Lee impulsionará para sempre a relação EUA-Taiwan”.
O secretário visitou então uma fábrica de produção de máscaras faciais, antes de partir num avião do governo americano.
Azar disse à mídia taiwanesa que sua visita não contradiz a política “Uma China” de Washington.
As visitas anteriores de altos funcionários dos EUA envolveram a participação em fóruns privados e outros eventos, mas a viagem de Azar foi caracterizada por intercâmbios a nível governamental, tais como reuniões com a presidente, Tsai Ing-wen, e o ministro das Relações Exteriores, Joseph Wu.
Azar salientou, repetidamente, durante as reuniões que falava em nome da administração do Presidente Donald Trump, aparentemente, para sublinhar a posição de linha dura da administração dos EUA em relação à China e a sua proximidade com Taiwan.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















