7.7 C
Kóka
segunda-feira, 8 dezembro, 2025 2:43: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Secretário de Saúde dos EUA encerra visita a Taiwan

O Secretário de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Alex Azar, encerrou a sua viagem de quatro dias a Taiwan.

spot_img

Secretário de Saúde dos EUA encerra visita a Taiwan

O Secretário de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Alex Azar, encerrou a sua viagem de quatro dias a Taiwan.

Azar chegou a Taiwan no domingo (9), como o mais alto funcionário dos EUA a visitar desde que Washington cortou os laços com Taipé em 1979.

Na quarta-feira (12), Azar visitou uma casa de hóspedes em Taipé, onde o falecido ex-presidente de Taiwan, Lee Teng-hui, está sendo homenageado. Lee morreu no mês passado com a idade de 97 anos.

Azar depositou flores, e escreveu no livro de condolências: “O legado democrático do presidente Lee impulsionará para sempre a relação EUA-Taiwan”.

O secretário visitou então uma fábrica de produção de máscaras faciais, antes de partir num avião do governo americano.

Azar disse à mídia taiwanesa que sua visita não contradiz a política “Uma China” de Washington.

As visitas anteriores de altos funcionários dos EUA envolveram a participação em fóruns privados e outros eventos, mas a viagem de Azar foi caracterizada por intercâmbios a nível governamental, tais como reuniões com a presidente, Tsai Ing-wen, e o ministro das Relações Exteriores, Joseph Wu.

Azar salientou, repetidamente, durante as reuniões que falava em nome da administração do Presidente Donald Trump, aparentemente, para sublinhar a posição de linha dura da administração dos EUA em relação à China e a sua proximidade com Taiwan.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK World

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img