Relatório da ONU dispara alarme sobre o programa nuclear da Coreia do Norte
Um relatório da ONU informa que a Coreia do Norte, provavelmente, desenvolveu dispositivos nucleares suficientemente pequenos para caber dentro das ogivas de seus mísseis balísticos.
Um painel de especialistas apresentou um relatório interino cobrindo seis meses de estudos ao comitê de sanções da Coréia do Norte, do Conselho de Segurança da ONU, nesta segunda-feira (3).
O relatório diz que a Coreia do Norte continua a produzir urânio altamente enriquecido e a construir um reator experimental de água leve.
Vários países acreditam que o Norte, provavelmente, desenvolveu dispositivos nucleares miniaturizados para caber em ogivas de mísseis balísticos.
O Japão avaliou, em seu livro branco de defesa, no ano passado que a Coreia do Norte já miniaturizou suas armas nucleares.
O relatório da ONU não diz se o Norte desenvolveu ogivas nucleares para mísseis balísticos intercontinentais. Isto requer um nível de tecnologia mais alto do que para mísseis balísticos de curto e médio alcance, não identificando os tipos de mísseis para os quais os dispositivos nucleares podem ser projetados.
Observadores dizem que o relatório tem o objetivo de alertar sobre o progresso do programa nuclear da Coreia do Norte em geral e exortar os Estados membros da ONU a aplicarem plenamente as sanções contra o país.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am