27 C
Kóka
sexta-feira, 1 agosto, 2025 11:31: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Primeiro-ministro Shinzo Abe anuncia formalmente a intenção de renunciar

O primeiro ministro japonês Abe Shinzo anunciou formalmente sua intenção de renunciar devido a uma recaída de uma doença inflamatória intestinal.

Primeiro-ministro Shinzo Abe anuncia formalmente a intenção de renunciar

O primeiro ministro japonês Abe Shinzo anunciou formalmente sua intenção de renunciar devido a uma recaída de uma doença inflamatória intestinal.

Em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (28), Abe disse que um check-up regular em junho mostrou sinais de uma recorrência de colite ulcerosa, e que ele começou a se sentir fisicamente desgastado, pois sua condição piorou por volta de meados de julho. Ele disse que os médicos confirmaram uma recaída no início de agosto.

Abe disse que lhe foi dado um novo tipo de medicamento, além daquele que ele tem tomado. Ele disse que um exame de acompanhamento na segunda-feira mostrou que o novo medicamento estava funcionando, mas tem que ser tomado continuamente e a perspectiva não é clara.

Abe disse que a coisa mais importante na política é produzir resultados. Ele disse que nunca se deve permitir que se faça julgamentos políticos errados, pressionados por sua doença, tratamento e falta de força física.

Ele disse que agora que não pode mais responder com confiança ao mandato do povo, ele não deveria permanecer em seu posto.

Abe disse que teve dificuldades para decidir quando anunciar sua saída, dada a epidemia do coronavírus chinês. Mas ele disse que escolheu este momento devido à recente tendência decrescente das infecções. Ele também citou o acordo de sexta-feira, de uma força-tarefa do governo sobre um novo conjunto de políticas para lidar com o vírus chinês no inverno.

Abe disse que ele oferece suas sinceras desculpas ao povo por ter desistido em meio à pandemia e antes de realizar inúmeras medidas. Ele expressou o maior pesar por não ter conseguido resolver a questão dos sequestros de cidadãos japoneses pela Coreia do Norte.

Ele também disse que também lhe parte o coração deixar no meio caminho seu desejo de concluir um tratado de paz com a Rússia e emendar a Constituição do Japão.

Abe sugeriu que ele continuará a desempenhar suas funções até que o próximo primeiro-ministro esteja no cargo.

SourceNHK World

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img