Parlamentares japoneses protestam contra a prisão de ativistas de Hong Kong
Um grupo não partidário de legisladores japoneses emitiu uma declaração em protesto contra as prisões de ativistas pró-democracia em Hong Kong, por suspeita de violação da nova lei de segurança nacional para o território.
Os legisladores incluem o ex-ministro da defesa, Nakatani Gen, do Partido Liberal Democrático no poder e o membro da Câmara Baixa, Yamao Shiori, do Partido Democrata para o Povo, da oposição.
Eles emitiram a declaração em uma reunião nesta quarta-feira (12), para apresentar um protesto junto ao Partido Comunista Chinês e às autoridades de Hong Kong sobre as prisões de Agnes Chow e outros ativistas pró-democracia.
Eles disseram que um ato que infringe os direitos humanos fundamentais, como a liberdade de pensamento e a liberdade de expressão, não pode ser tolerado.
Pessoas de Hong Kong que vivem no Japão participaram da reunião, usando máscaras.
Eles disseram que a lei de segurança nacional se tornou uma ferramenta que priva as pessoas dos direitos humanos e da liberdade.
A declaração insta o governo do Japão a não cooperar com uma investigação das autoridades de Hong Kong, citando uma violação da lei de segurança nacional. Também pede ao governo que prorrogue o período em que as pessoas de Hong Kong podem permanecer no Japão sem visto.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















