Kim yo jong a segunda pessoa mais poderosa da Coreia do Norte
A agência de inteligência da Coreia do Sul informa que o ditador norte-coreano Kim Jong Un delegou parte de sua autoridade à sua irmã mais nova, Kim Yo Jong.
O Serviço Nacional de Inteligência relatou sua última análise sobre a Coreia do Norte em um briefing a portas fechadas para um comitê de assembléia nacional nesta quinta-feira (20).
Um deputado que participou da sessão citou o relatório como dizendo que Kim Jong Un ainda mantém sua autoridade absoluta, mas parte dela foi transferida.
A agência diz que Kim Yo Jong assumiu a maioria, e foi encarregada da política em relação à Coreia do Sul e aos Estados Unidos, e de outras questões.
Mas acrescentou que o ditador Kim não selecionou um sucessor.
Alguns de seus assessores, supostamente, assumiram autoridade parcial para assuntos econômicos e militares.
A agência diz que a mudança de poder visa, em parte, aliviar o estresse de Kim e seu reinado, e evitar a responsabilidade em caso de falha política.
Em junho, o Ministério da Defesa da Coreia do Sul sugeriu que Kim Yo Jong poderia estar compartilhando responsabilidades com seu irmão, dizendo que ela assumiu, efetivamente, o papel de nº 2 na liderança do país.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
















