Explosões simultâneas no sul das Filipinas matam pelo menos 10 pessoas
Duas explosões consecutivas em uma ilha do sul das Filipinas mataram pelo menos 10 pessoas. As autoridades locais suspeitam que tenham sido ataques terroristas.
Militares filipinos dizem que uma motocicleta, que estacionou perto de caminhões militares, explodiu pouco antes do meio-dia desta segunda-feira (24), na ilha de Jolo. Quando a polícia e o pessoal militar correram para o local, um segundo dispositivo explosivo explodiu nas proximidades.
Militares dizem que as duas explosões mataram seis soldados filipinos e quatro civis. Cerca de 40 outros foram feridos e estão sendo tratados no hospital.
Uma foto tirada por uma testemunha ocular mostra escombros espalhados ao redor dos caminhões e muitos soldados aparentemente em alerta.
Testemunhas oculares dizem que a segunda explosão foi realizada por uma mulher usando explosivos.
Militares e a polícia isolaram a área e estão investigando as explosões, que eles suspeitam serem ataques terroristas.
A região sul das Filipinas é fortemente muçulmana. Um governo autônomo será estabelecido na região sob um acordo entre o governo e o principal grupo militante islâmico, a Frente Moro de Libertação Islâmica.
Mas outro grupo militante islâmico, Abu Sayyaf, que tem uma forte presença na Ilha de Jolo, está se opondo ao movimento. Em janeiro do ano passado, um ataque a bomba em uma catedral da ilha matou mais de 20 pessoas.
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am