EUA rotularão as mercadorias de Hong Kong como “Made in China”
Os Estados Unidos informam que os bens importados produzidos em Hong Kong serão rotulados para indicar que sua origem é a China.
A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA publicou um aviso nesta terça-feira (11), dizendo que os produtos atualmente especificados como “made in Hong Kong” devem ser rotulados como “made in China” depois de 25 de setembro.
A medida está de acordo com a política dos EUA de aumentar a pressão sobre Pequim.
O presidente americano, Donald Trump, assinou uma ordem executiva no mês passado para acabar com o tratamento comercial preferencial para Hong Kong, dizendo que a nova legislação de segurança nacional da China para o território havia prejudicado seu alto grau de autonomia.
Alguns meios de comunicação dos EUA dizem que o impacto da rotulagem modificada será limitado porque a maioria dos bens importados do território é da China continental, com poucos itens realmente produzidos em Hong Kong.
As importações dos EUA incluem dispositivos eletrônicos e metais preciosos.
Espera-se que a administração Trump acabe com mais medidas preferenciais com base na ordem executiva do presidente. Observadores dizem que é provável que a divergência entre os EUA e a China se intensifique.
- Ouro atinge valor recorde no Japão com tensão geopolítica - 30 de setembro de 2025 9:13 am
- Congresso Internacional de Astronáutica reúne líderes em Sydney - 30 de setembro de 2025 9:07 am
- Ishiba se reúne com presidente sul-coreano em Busan - 30 de setembro de 2025 9:03 am