EUA exigem a reimposição de sanções da ONU contra o Irã
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira que sua administração começará a tomar medidas para reimpor sanções da ONU contra o Irã, sobre o programa nuclear do país.
Trump conversou com repórteres na Casa Branca. Ele disse que instruiu o Secretário de Estado, Mike Pompeo, a notificar o Conselho de Segurança da ONU que os Estados Unidos pretendem restaurar praticamente todas as sanções da ONU sobre o Irã, anteriormente suspensas.
O Departamento de Estado emitiu uma declaração no mesmo dia, dizendo que Pompeo viajará a Nova York na quinta-feira (20), para notificar o Conselho.
A administração Trump quer restaurar as sanções, utilizando um mecanismo no acordo nuclear de 2015. O mecanismo é chamado de “snapback”.
Ele permite que todas as sanções da ONU, que existiam antes do acordo, sejam restauradas, se for provado que o Irã está violando o tratado.
Os EUA se retiraram do acordo em 2018. A maioria dos outros países envolvidos declarou que pretende manter o acordo vivo.
Não está claro se as sanções podem ser restabelecidas. A Rússia, China e alguns outros países argumentam que os EUA não têm o direito de invocar um “snapback”, uma vez que não são mais parte do acordo.
- Experiência sensorial: café brasileiro encanta no Japão na EXPO 2025 - 7 de agosto de 2025 5:43 am
- Chuvas causam deslizamentos e deixam mortos na Índia - 7 de agosto de 2025 3:29 am
- Onda de calor no Japão atinge 41,4°C e alerta para chuvas - 7 de agosto de 2025 3:24 am