China reage ao fim dos negócios dos EUA em Hong Kong
A China suspendeu um acordo entre Hong Kong e os Estados Unidos sobre investigações criminais, em resposta à suspensão ou rescisão de três acordos preferenciais bilaterais com Hong Kong.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian, disse nesta quinta-feira (20), que, após a ação dos EUA, a China decidiu suspender o acordo de cooperação mútua em investigações criminais entre Hong Kong e os EUA.
O Departamento de Estado dos EUA disse na quarta-feira que os três acordos a serem suspensos ou rescindidos cobrem a entrega de fugitivos, transferência de prisioneiros e isenção de impostos sobre a renda do transporte marítimo internacional.
Os EUA deram o passo em resposta à nova Lei de Segurança Nacional da China para Hong Kong.
Zhao disse que o tema é parte dos assuntos internos da China e que nenhuma força estrangeira tem o direito de interferir. Ele acrescentou que a China exige que os Estados Unidos corrijam imediatamente sua decisão errada e parem de se intrometer nos assuntos da China.
Outros países, incluindo Inglaterra, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, também anunciaram a intenção de suspender tratados com Hong Kong sobre extradição de criminosos e cooperação em investigações.
- China vira rota para driblar sanções e abastecer Rússia - 15 de fevereiro de 2026 7:35 pm
- Polícia vasculha casa de ex-prefeita acusada de fraude acadêmica - 15 de fevereiro de 2026 6:55 pm
- Rubio defende união EUA‑Europa e cobra reforço militar - 15 de fevereiro de 2026 6:11 pm




















