China critica visita do Secretário americano em Taiwan
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, reiterou a oposição de Pequim às visitas de altos funcionários dos EUA a Taiwan.
Falando aos repórteres nesta quarta-feira (12), Zhao referiu-se à visita a Taiwan do Secretário de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Alex Azar.
Zhao disse que os EUA não devem ter ilusões sobre assuntos relativos aos interesses centrais da China, acrescentando que “aqueles que brincam com o fogo vão se queimar”.
Zhao também advertiu às autoridades de Taiwan que qualquer tentativa de buscar a independência sob o pretexto da pandemia do coronavírus chinês levaria a um beco sem saída.
Zhao também se referiu à crítica que o Secretário Azar dirigiu ao Partido Comunista Chinês pelo seu tratamento do coronavírus chinês.
Em um discurso, em um fórum em Taipei ,nesta terça-feira (11), Azar disse, “o Partido Comunista Chinês teve a chance de alertar o mundo e trabalhar com o mundo na luta contra o vírus”. Ele acrescentou, “eles escolheram não o fazer, e os custos dessa escolha aumentam a cada dia.”
O porta-voz Zhao descartou as críticas, sugerindo que os EUA querem fazer da China um bode expiatório para seus próprios fracassos no controle do surto.
- Chanceler da Ucrânia visita Japão e busca mais cooperação - 4 de agosto de 2025 1:14 am
- Pesquisadores usam etanol para cultivar vegetais sob calor extremo - 4 de agosto de 2025 1:09 am
- Festival Nebuta ilumina Aomori com carros alegóricos gigantes - 4 de agosto de 2025 1:03 am