A doença do Primeiro Ministro Shinzo Abe
O primeiro ministro Abe Shinzo possui uma condição crônica chamada colite ulcerativa desde a adolescência. Pessoas com a doença sofrem de dor abdominal severa e diarréia persistente, devido ao revestimento inflamado do intestino grosso.
Abe tornou-se primeiro-ministro em 2006 aos 52 anos de idade – o mais jovem do Japão do pós-guerra. Mas deixou o cargo após cerca de um ano, quando começou a sofrer de sintomas graves.
Abe voltou ao cargo em dezembro de 2012 e lançou sua segunda administração. Sua condição, aparentemente, shavia se estabilizado, graças a novos medicamentos que suprimem a inflamação. Desde então, o mandato de Abe já chegou a sete anos e oito meses.
Porém, fontes dizem que foram encontradas anormalidades quando Abe fez um check-up em junho. Dizem que testes no Hospital Universitário Keio em 17 de agosto descobriram que sua condição havia piorado.
Segundo as fontes, um exame de acompanhamento, uma semana depois mostrou que seus sintomas tinham diminuído com o uso de medicamentos. Mas os médicos disseram que Abe precisava continuar a medicação durante o próximo ano.
Acredita-se que o primeiro ministro tenha pensado que não deveria deixar sua condição física turvar seu julgamento político, e decidiu que seria difícil para ele permanecer em seu posto.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















