Vietnã responde às observações dos EUA sobre o Mar do Sul da China
O Vietnã diz esperar que os países resolvam as disputas sobre o Mar do Sul da China através do diálogo e de outros meios pacíficos sob o direito internacional.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Vietnã emitiu uma declaração nesta quarta-feira (15), em resposta ao anúncio dos EUA sobre sua posição em relação às reivindicações marítimas na região.
Numa declaração na segunda-feira, o Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse que as reivindicações marítimas da China na maior parte do Mar do Sul da China são completamente ilegais.
A declaração do Vietnã disse esperar que os países tentem fazer o seu melhor para contribuir para a manutenção da paz, estabilidade e cooperação no Mar da China do Sul.
Também saudou as posições dos países sobre questões do Mar da China Meridional que são consistentes com o direito internacional.
O Vietnã parece ter saudado a posição dos EUA, enquanto as Filipinas criticaram diretamente a China.
Em abril, o Vietnã apresentou um protesto contra a China pelo afundamento de um barco de pesca vietnamita no Mar do Sul da China, depois de ter colidido com um navio patrulha chinês. O Vietnã aumentou suas críticas depois que Pequim disse, no final daquele mês, que estabeleceria dois novos distritos administrativos nas águas disputadas.
Observadores dizem que o Vietnã espera que a declaração dos EUA ajude a manter a China sob controle, mas também está preocupado com uma escalada das disputas entre os EUA e a China.
- França inicia recrutamento para novo serviço militar voluntário - 13 de janeiro de 2026 11:59 pm
- Ex-presidentes do Fed condenam investigação criminal contra Powell - 13 de janeiro de 2026 11:30 pm
- Koizumi pede união no Indo-Pacífico contra intimidações - 13 de janeiro de 2026 11:17 pm
















