Regulador Nuclear exige que a TEPCO esclareça as responsabilidades
O regulador de energia nuclear do Japão exigiu que a Tokyo Electric Power Company – TEPCO esclarecesse as responsabilidades de seu presidente no caso de um acidente nuclear.
Há três anos, a Autoridade de Regulamentação Nuclear, ou Nuclear Regulation Authority – NRA, aprovou medidas de segurança nos dois reatores nucleares da TEPCO na usina Kashiwazaki-Kariwa na Prefeitura de Niigata.
O órgão regulador solicitou, então, que a empresa definisse suas políticas para evitar outro acidente nuclear no manual de normas de segurança da usina. A empresa tinha estado, vários anos antes, no centro do desastre nuclear de Fukushima Daiichi 2011.
Na quinta-feira (9), funcionários da TEPCO disseram ao regulador que incluiriam uma cláusula estipulando que o presidente seria, rapidamente, informado de qualquer risco com potencial para levar a um acidente. A cláusula também estipula que o presidente abordará a questão, independentemente de o risco ter sido confirmado ou não.
Os funcionários também disseram que os registros relacionados a tais questões seriam mantidos por cinco anos.
Mas a autoridade reguladora diz que o período de armazenamento deveria ser mais longo. Ela também diz que as responsabilidades do presidente devem ser definidas mais especificamente.
Eles também estão exigindo pareceres escritos de especialistas em direito sobre o assunto. A TEPCO diz que irá reconsiderar estas medidas.
Os reguladores querem que a TEPCO seja o mais específica possível em suas medidas de segurança, depois que a empresa rejeitou um relatório alertando sobre o possível impacto de um tsunami maciço antes do desastre nuclear de Fukushima Daiichi em 2011.
- Orçamento do Japão para 2026 deve bater recorde histórico - 30 de agosto de 2025 12:32 am
- Onda de calor no Japão pode chegar a 40°C neste fim de semana - 30 de agosto de 2025 12:28 am
- Nascimentos no Japão atingem mínima histórica em 2025 - 30 de agosto de 2025 12:20 am