Preços ao consumidor estáveis em junho no Japão
O principal indicador de inflação do Japão ficou estável em junho em relação ao ano anterior, depois de cair por dois meses seguidos.
O Ministério de Assuntos Internos disse nesta terça-feira (21), que o índice de preços ao consumidor, excluindo alimentos frescos, foi de 101,6 no mês passado contra um número básico de 100 em 2015. Isto é o mesmo que em junho do ano passado.
O número havia caído 0,2%, tanto em abril quanto em maio, pois os preços do petróleo bruto caíram em meio à pandemia do coronavírus chinês.
As autoridades dizem que os preços do petróleo bruto começaram a subir mais tarde, diminuindo a queda nos preços dos produtos relacionados à energia.
Os preços da gasolina ainda estavam 12,2% abaixo em relação ao ano anterior.
Os preços dos hotéis e pousadas caíram 6,6%. A demanda caiu à medida que o número de turistas diminuiu.
Por outro lado, os preços dos alimentos, não incluindo alimentos frescos, subiram 1,2% em relação ao ano anterior. Os bens duráveis domésticos subiram 2,5%, já que os preços dos aparelhos de ar condicionado subiram.
Funcionários do ministério dizem que os preços pararam de cair em geral, à medida que os preços do petróleo bruto começaram a subir. Eles dizem que estão acompanhando de perto as tendências dos preços de energia.
- Índice Nikkei 225 cai brevemente abaixo de 40 mil pontos - 5 de agosto de 2025 4:57 am
- Coreia do Sul remove alto-falantes na fronteira com o Norte - 5 de agosto de 2025 4:42 am
- Embaixador do Japão visita Pavilhão Brasil na Expo 2025 - 5 de agosto de 2025 3:28 am