Porta-aviões do EUA voltam ao Mar do Sul da China
A Marinha dos EUA diz ter destacado dois porta-aviões para o Mar do Sul da China pela segunda vez este mês.
A Sétima Frota da Marinha dos EUA emitiu um comunicado dizendo que o USS Nimitz e o USS Ronald Reagan realizaram exercícios militares no Mar do Sul da China nesta sexta-feira (17).
O comunicado afirma que os porta-aviões realizaram exercícios táticos de defesa aérea com mais de 12.000 militares e foram escoltados por destroyer Aegis .
O contra-almirante Jim Kirk, comandante do Nimitz, disse na declaração que os grupos de ataque dos porta-aviões estão operando no Mar da China do Sul, onde quer que a lei internacional permita, para reforçar seu compromisso com uma ordem internacional livre e aberta do Indo-Pacífico, baseada em regras, e com seus aliados e parceiros na região.
A administração do Presidente dos EUA, Donald Trump, está intensificando a sua posição de confronto contra a China. Na segunda-feira (13), disse que as reivindicações marítimas de Pequim sobre a maior parte do Mar do Sul da China são “completamente ilegais”.
No início deste mês, os porta-aviões participaram de exercícios no Mar da China Meridional ao mesmo tempo em que a China realizava exercícios na área.
A série de exercícios dos EUA é vista como um aviso para a China.
- Ataque a faca em fábrica deixa 15 feridos em Shizuoka - 27 de dezembro de 2025 4:13 am
- Zelenskyy confirma encontro com Trump na Flórida no domingo (28) - 27 de dezembro de 2025 3:46 am
- Crianças fazem kagami mochi para celebrar o Ano-Novo - 27 de dezembro de 2025 2:52 am
















