Polícia de HK faz a primeira prisão sob a nova lei de segurança
A polícia de Hong Kong efetuou a primeira prisão sob a nova lei de segurança nacional do território. A prisão ocorre menos de 24 horas após a entrada em vigor da lei e, no mesmo dia, Hong Kong marca sua entrega à China a partir do domínio britânico.
A polícia divulgou uma foto no Twitter, no início da tarde de quarta-feira (1º), mostrando um homem com uma bandeira da independência de Hong Kong em Causeway Bay.
A prisão ocorre com um início de dia tumultuado com manifestantes tomando as ruas para expressar sua oposição à lei.
Pequim aprovou a nova legislação na terça-feira (30/06).
A lei estabelece quatro atos criminosos que dizem colocar em risco a segurança nacional…secessão, subversão, terrorismo e conluio com forças estrangeiras ou externas. Se condenadas, as pessoas poderiam enfrentar prisão perpétua.
A Chefe Executiva do território, Carrie Lam, defendeu a lei durante uma cerimônia para marcar a entrega de Hong Kong à China em 1997.
Lam disse: “A promulgação da lei é a coisa mais importante para o relacionamento de Hong Kong com o continente, desde a entrega. É um passo histórico, pois completou um sistema para proteger nossa soberania e segurança”.
Mas os críticos dizem que a lei mina a estrutura de “um país, dois sistemas”, que supostamente garante a Hong Kong um alto grau de autonomia e independência judicial.
- Renúncia no Fed abre vaga para indicação de Trump - 3 de agosto de 2025 12:42 am
- Japão enfrenta onda de calor acima de 40°C pelo quarto dia consecultivo - 3 de agosto de 2025 12:27 am
- Quatro operários morrem ao cair em bueiro próximo a Tokyo - 3 de agosto de 2025 12:04 am