Navios chineses deixaram as águas territoriais japonesas após 39 horas
A Guarda Costeira do Japão informa que dois navios de patrulha chineses deixaram as águas territoriais japonesas mais de 39 horas depois de entrarem nelas no sábado (4).
Os oficiais dizem que os navios entraram nas águas ao largo das ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental, pouco depois das 2:00 da manhã de sábado (4). Eles dizem que os navios continuaram a navegar pela área, mas saíram às 5:40 da noite de domingo.
A Guarda Costeira diz que esta é a maior intrusão em águas territoriais por navios chineses desde que o governo japonês comprou algumas das Ilhas Senkaku de um proprietário privado japonês, em 2012.
Os mesmos navios navegaram em águas territoriais por cerca de 30 horas nos dias 2 e 3 de julho.
Eles se aproximaram, repetidamente, de um barco de pesca japonês na área.
Oficiais da Guarda Costeira do Japão dizem que a partir das 18 horas, quatro embarcações chinesas continuam a navegar na zona contígua, mesmo fora das águas territoriais. A Guarda Costeira está monitorando os navios e avisando-os para ficarem fora das águas japonesas.
O Japão controla as ilhas. O governo mantém as mantem como parte inerente do território japonês. A China e Taiwan também as reivindicam.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am