Líder de movimento pró-democracia deixa Hong Kong
Um destacado ativista pró-democracia de Hong Kong declara ter deixado o território, pois se sentiu em risco após testemunhar perante o Congresso dos EUA sobre a lei de segurança nacional da China.
Nathan Law fez o comentário em um post do Facebook nesta quinta-feira (2).
Law pediu ao povo de Hong Kong que se manifestasse e exortasse outros países a estarem atentos à expansão do autoritarismo do Partido Comunista Chinês – PCC.
Ele acrescentou que tinha se preparado para a possibilidade de ter que deixar o território quando decidisse testemunhar perante o Congresso dos EUA.
Law não revelou seu paradeiro atual. Mas ele disse que continuará sua defesa em nível internacional.
Law testemunhou perante uma audiência da Câmara dos Deputados dos EUA através de um link de vídeo na quarta-feira (1º). Ele falou sobre a situação dos direitos humanos em Hong Kong, após a introdução da lei de segurança nacional para o território na terça-feira.
Observadores acreditam que Law temia que seus comentários na audiência o expusessem à acusação de conluio com forças estrangeiras ou externas que colocassem em perigo a segurança nacional, sob a nova lei.
Law foi um dos líderes do Movimento Guarda-chuva 2014, no qual os jovens apelaram para eleições democráticas. Ele expressou, recentemente, sua intenção de se candidatar às eleições de setembro para o Conselho Legislativo, a legislatura do território.
- Papai Noel chega de balão e encanta crianças em Saku - 22 de dezembro de 2025 12:47 am
- Estudo indica que megaterremotos podem ocorrer em intervalos menores - 21 de dezembro de 2025 11:57 pm
- Austrália realiza vigília em Bondi uma semana após ataque fatal - 21 de dezembro de 2025 11:23 pm

