Japão e EUA confirmam estreita cooperação na questão da Coreia do Norte
Diplomatas seniores japoneses e americanos confirmaram uma estreita cooperação no trato com a Coreia do Norte.
O Vice-Ministro das Relações Exteriores do Japão, Akiba Takeo, e o Secretário de Estado Adjunto dos EUA, Stephen Biegun, reuniram-se em Tóquio nesta quinta-feira (9). Biegun está a cargo dos assuntos da Coreia do Norte.
Eles concordaram em trabalhar juntos para resolver questões norte-coreanas, como o sequestro de cidadãos japoneses por Pyongyang e seu programa nuclear e de mísseis.
A Coreia do Norte se envolveu, recentemente, em uma série de provocações destinadas à Coreia do Sul. As medidas incluem a demolição, no mês passado, de um escritório de ligação inter-coreano na cidade fronteiriça de Kaesong.
Akiba e Biegun também compartilharam a preocupação com a aplicação pela China de sua nova lei de segurança nacional de Hong Kong.
As autoridades concordaram em acompanhar de perto Hong Kong, para ajudar a proteger os direitos dos cidadãos, das empresas estrangeiras e de outras entidades no território. Eles também concordaram em unir forças em possíveis esforços para conter a crescente atividade marítima da China.
Biegun é o primeiro alto funcionário de um governo estrangeiro a visitar o Japão, de um país cujos cidadãos estão sendo proibidos de entrar por causa da pandemia do coronavírus chinês. Ele foi autorizado a entrar após cumprir uma série de condições, incluindo testes negativos para o vírus.
Biegun se encontrará com o Ministro das Relações Exteriores japonês, Motegi Toshimitsu, e o Ministro da Defesa, Kono Taro, nesta sexta-feira (10).
- Japão vai proibir uso de baterias móveis dentro de aviões - 18 de fevereiro de 2026 8:31 pm
- Exportações do Japão aos EUA caem pelo segundo mês seguido - 18 de fevereiro de 2026 8:24 pm
- EUA condicionam devolução da base de Futenma a pista maior - 18 de fevereiro de 2026 8:19 pm




















