Governo de Hong Kong pode adiar votação de 6 de setembro diz mídia
A mídia local de Hong Kong informa que o governo adiará as eleições para o Conselho Legislativo, programadas para 6 de setembro. Isto ocorre logo após o governo ter proibido 12 candidatos pró-democracia de concorrer na próxima eleição.
No início desta semana, as autoridades discutiram a possibilidade de adiar a eleição por causa do coronavírus. Mas os partidos de oposição dizem que a verdadeira razão está aumentando o sentimento anti-Pequim após a promulgação de uma nova lei de segurança nacional para o território.
O proeminente ativista Joshua Wong está criticando fortemente o adiamento. Ele estava entre os candidatos que foram desclassificados na quinta-feira (30).
Wong disse: “Pequim encenou múltiplos atos para impedir que o bloco de oposição tomasse a maioria na legislatura de Hong Kong”.
A eleição de 6 de setembro seria a primeira votação desde a promulgação por Pequim da nova lei no mês passado.
Muitos residentes de Hong Kong manifestaram preocupação com a lei, o que prejudica a estrutura “um país, dois sistemas”, que supostamente garante a Hong Kong um alto grau de autonomia e independência judicial.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am