Estados Unidos apoiará “reivindicações territoriais legais” diz Pompeo
O Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, diz que os Estados Unidos estão dispostos a apoiar os países que reconhecem que a China faz reivindicações territoriais ilegais.
Pompeo disse aos repórteres, nesta quarta-feira (15), “Apoiaremos os países de todo o mundo que reconhecem que a China também violou suas reivindicações territoriais legais, ou reivindicações marítimas também”.
Este comentário indicou que esta postura não se limita ao Mar do Sul da China. Pompeo disse, em uma declaração emitida na segunda-feira, que as vastas reivindicações marítimas da China no Mar do Sul da China são “completamente ilegais”.
Enquanto isso, um porta-voz do Departamento de Estado disse à NHK: “Os Estados Unidos reconhecem o controle administrativo do Japão sobre as Ilhas Senkaku e que o Artigo 5 de nosso Tratado de Segurança cobre o território sob o controle administrativo do Japão”. O artigo obriga os EUA a defender esses territórios.
O Japão controla as ilhas. A China e Taiwan também as reivindicam. O governo japonês considera as ilhas são parte inerente do território japonês, em termos de história e direito internacional. O artigo diz que não há nenhuma questão de soberania a ser resolvida sobre elas.
Pompeo também disse, na quarta-feira, que as empresas tecnológicas chinesas, incluindo a Huawei, estão envolvidas em violações dos direitos humanos na China e anunciou restrições à entrada nos EUA de certos funcionários dessas empresas.
- Urso invade creche no norte do Japão, ninguém se fere - 17 de outubro de 2025 6:22 am
- Coreia do Sul envia força-tarefa contra golpes no Camboja - 17 de outubro de 2025 6:11 am
- Trump visitará Coreia do Sul nos dias 29 e 30 de outubro - 17 de outubro de 2025 6:02 am