Coreia do Norte descarta novamente diálogo com os EUA
O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte reiterou que o país não tem a intenção de dialogar com os Estados Unidos.
O chefe do departamento de assuntos americanos do ministério, Kwon Jong Gun, emitiu uma declaração nesta terça-feira (6), de manhã. Isto ocorreu pouco antes da chegada do enviado americano, Stephen Biegun, à Coréia do Sul.
A declaração ridiculariza a oferta do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, de ajudar a melhorar os laços entre o Norte e os EUA. Ela também acusa Moon de “intrometer-se nos assuntos alheios”. A alegada “intromissão” de Moon é descrita como um “mau hábito”.
A declaração diz que o tempo mostrará se os esforços de Seul serão bem sucedidos ou apenas levarão à “perda e ridicularização”. Diz: “Não temos a intenção de ficar frente a frente” com os EUA.
O primeiro vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte emitiu uma declaração semelhante há três dias.
Pyongyang criticou os EUA por se recusarem a levantar as sanções e por realizarem exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul.
Biegun é um vice-secretário de Estado. Ele também é o enviado dos EUA encarregado dos assuntos da Coreia do Norte. Ele deve chegar à Coreia do Sul nesta terça-feira à tarde. Biegun ficará por três dias. Ele deve se dirigir ao Japão na quinta-feira (9).
- EUA pedem que aliados ampliem gastos com defesa - 7 de dezembro de 2025 7:58 pm
- Grande erupção atinge vulcão Kilauea no Havaí - 7 de dezembro de 2025 7:48 pm
- Takaichi visita região atingida por terremoto em 2024 - 7 de dezembro de 2025 7:43 pm
















