30 C
Kóka
quarta-feira, 13 agosto, 2025 12:34: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Coreia do Norte bloqueia Kaesong por medo do coronavírus chinês

A mídia estatal norte-coreana informa que uma pessoa, possivelmente infectada com o coronavírus chinês, voltou ao país ilegalmente há uma semana.

Coreia do Norte bloqueia Kaesong por medo do coronavírus chinês

A mídia estatal norte-coreana informa que uma pessoa, possivelmente infectada com o coronavírus chinês, voltou ao país ilegalmente há uma semana.

O jornal do partido dominante na Coreia do Norte, Rodong Sinmun, escreveu neste domingo que o ditador do país, Kim Jong Un, ordenou que a cidade de Kaesong, perto da fronteira com a Coreia do Sul, fosse bloqueada.

O jornal noticiou que a pessoa havia desertado para a Coreia do Sul há três anos atrás. Diz que o “fugitivo” entrou em Kaesong no dia 19 de julho.

O jornal noticiou que Kim presidiu a reunião de emergência do Bureau Político do Comitê Central do partido neste sábado (25).

O jornal acrescenta que Kim advertiu sobre uma situação crítica na qual o “vírus cruel” poderia ter entrado no país.

Diz que, sob sua instrução, a reunião adotou a decisão de implementar o sistema de máxima emergência no país.

Os membros da reunião, alegadamente, abordaram a questão do desempenho negligente da guarda de fronteira e discutiram uma punição severa da unidade militar que permitiu a travessia ilegal.

Pyongyang tem insistido, até agora, que não houve casos confirmados de infecção pelo coronavírus chinês no país.

A economia da Coreia do Norte foi severamente atingida, pois proibiu vôos e trens de e para a China e Rússia por cerca de seis meses como medida preventiva contra o vírus chinês.

SourceNHK World

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img