China suspende tratados de extradição de Hong Kong
A China anunciou que irá suspender os tratados de extradição de Hong Kong com a Grã-Bretanha, Austrália e Canadá, em resposta a medidas semelhantes tomadas pelos três países.
A Grã-Bretanha, Austrália e Canadá, separadamente, disseram que suspenderão seus tratados com Hong Kong para extraditar suspeitos, após a promulgação da lei de segurança nacional da China para o território.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, protestou veementemente nesta terça-feira (28), contra as medidas. Ele disse que os anúncios unilaterais são “uma interferência grosseira” nos assuntos internos da China e em violação do direito internacional e dos princípios básicos das relações internacionais.
Wang disse que a “ação errada” dos três países prejudicou a “base da cooperação judicial” entre eles e o governo de Hong Kong.
Ele disse que, além dos tratados de extradição, a China também suspenderá seus acordos com Hong Kong sobre investigações criminais.
Wang acrescentou que a China se reserva o direito de fazer uma nova resposta em referência a um anúncio feito pela Nova Zelândia, nesta terça-feira, de que suspendeu o seu tratado de extradição com Hong Kong.
- Astronauta japonês retorna à Terra após 5 meses na ISS - 10 de agosto de 2025 5:17 am
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am