Trump assina ordem executiva sobre reforma policial
O presidente norte-americano, Donald Trump, assinou uma ordem executiva sobre a reforma policial em meio a protestos nacionais contra a brutalidade policial e o racismo.
Os apelos à reforma policial têm crescido nos Estados Unidos depois que George Floyd, um afro-americano, morreu sob custódia policial em Minneapolis, no mês passado.
Trump disse em um discurso na Casa Branca, nesta terça-feira (16), que os americanos querem lei e ordem. Ele descartou pedidos para desfazer e desmantelar departamentos policiais.
A ordem executiva proíbe o estrangulamento, exceto quando o uso de força letal é permitida por lei.
A ordem também inclui a criação de um banco de dados para coordenar o compartilhamento de informações sobre a má conduta de policiais.
Também incentiva o envolvimento de assistentes sociais, que cooperarão com os oficiais para responder a certas chamadas não violentas, incluindo a toxicodependência.
Os observadores dizem que Trump está tentando demonstrar que sua administração está tomando medidas para melhorar a situação, uma vez que enfrenta pressão para mudanças após uma série de incidentes de brutalidade policial.
Mas alguns críticos estão lançando dúvidas sobre a eficácia da ordem, dizendo que reformas mais drásticas, incluindo cortes nos orçamentos policiais, são necessárias.
- Japão vai proibir uso de baterias móveis dentro de aviões - 18 de fevereiro de 2026 8:31 pm
- Exportações do Japão aos EUA caem pelo segundo mês seguido - 18 de fevereiro de 2026 8:24 pm
- EUA condicionam devolução da base de Futenma a pista maior - 18 de fevereiro de 2026 8:19 pm




















