Tensões da Península Coreana podem aumentar
As tensões entre Coreia do Norte e Coreia do Sul podem aumentar ainda mais depois que o Norte explodiu o escritório de ligação inter-coreano no seu lado da fronteira.
A mídia estatal da Coreia do Norte disse, nesta terça-feira (16), que o escritório na cidade de Kaesong foi completamente destruído.
Pyongyang havia criticado fortemente Seul por permitir que desertores norte-coreanos enviassem folhetos críticos ao ditador norte-coreano, Kim Jong Un, através da fronteira.
A irmã do líder, Kim Yo Jong, ameaçou demolir o escritório, e levantou a possibilidade de uma ação militar contra o Sul.
O gabinete presidencial em Seul convocou uma reunião de emergência do seu Conselho Nacional de Segurança na terça-feira (16).
Após a reunião, o gabinete presidencial expressou fortes críticas em relação à demolição, dizendo que o ato deixou de lado as expectativas de todas as pessoas que esperam o estabelecimento da paz na Península Coreana.
O Ministério da Defesa do Sul disse que seus militares irão monitorar o Norte 24 horas por dia, e suas tropas irão responder fortemente a quaisquer provocações.
Pyongyang está aumentando a pressão sobre seu vizinho, alertando que está considerando reentrar na zona desmilitarizada na fronteira com a Coreia do Sul.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am




















