Sobreviventes da Batalha de Okinawa compartilhas suas experiências
Este ano marca 75 anos desde a violenta Batalha de Okinawa nos estágios finais da Segunda Guerra Mundial, que ceifou mais de 200.000 vidas. O surto do coronavírus chinês não deu a alguns sobreviventes outra escolha senão compartilhar suas experiências on-line em vez de pessoalmente.
O evento foi organizado pelo Projeto de Arquivo de Vídeo dos Veteranos do Japão, ou Japan Veterans Video Archive Project, que registra os testemunhos dos sobreviventes.
Uma delas é Uehara Yoneko, de 93 anos, que vem compartilhando sua experiência ao longo dos anos. Uehara falou online a partir de sua casa em Okinawa. Ela era uma estudante do ensino médio que foi mobilizada como membro de um corpo estudantil.
Uehara disse: “Muitos soldados gravemente feridos foram tratados em um hospital de campo na escuridão usando lâmpadas e velas porque não havia eletricidade”.
Ela disse que foi uma experiência desoladora ter que deixar para trás soldados japoneses gravemente feridos enquanto as tropas americanas avançavam.
Uehara disse: “Eu não quero que mais ninguém passe por uma experiência semelhante”.
O evento atraiu cerca de 170 pessoas on-line, além daquelas que se reuniram no local.
A organizadora, Nakata Junko, disse: “Estes eventos on-line permitem que muitas pessoas compartilhem suas experiências sem restrições geográficas”.
Ela disse que seu grupo quer compartilhar sua mensagem usando este estilo de evento on-line com mais freqüência no futuro.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am