Secretário Geral da ONU não comparecerá ao evento da bomba atômica em Hiroshima
Segundo a NHK o Secretário Geral da ONU, Antonio Guterres, desistiu de seu plano de participar de uma cerimônia na cidade de Hiroshima, no oeste do Japão, para marcar o bombardeio atômico americano de 1945 na cidade.
Fontes dizem que a decisão se deve à pandemia do coronavírus chinês. O Japão proibiu a entrada de cidadãos estrangeiros dos Estados Unidos. Mesmo se o chefe da ONU fosse autorizado a entrar no Japão, ele seria solicitado a se auto-isolar por 14 dias após a chegada.
Guterres esperava participar da cerimônia pela primeira vez, em 6 de agosto, o 75º aniversário do bombardeio. Ele demonstrou vontade de aumentar o ímpeto para o desarmamento nuclear em um momento em que a iniciativa está perdendo vapor globalmente.
Uma fonte da ONU disse que estão sendo tomadas providências para enviar à cerimônia o Sub-Secretário Geral e Alto Representante para Assuntos de Desarmamento da ONU, Nakamitsu Izumi. Ela deverá comparecer ao evento após 14 dias de auto-quarentena.
Guterres disse aos repórteres nesta quinta-feira (25), que, aconteça o que acontecer, ele enviará sua forte mensagem de solidariedade ao povo de Hiroshima e do Japão, e deu a entender que enviaria uma mensagem em vídeo.
O predecessor de Guterres, Ban Ki-moon, foi o primeiro secretário-geral da ONU a participar do evento, em 2010. Guterres tornou-se o primeiro chefe da ONU a participar de outra cerimônia de aniversário de bombardeio atômico na cidade de Nagasaki, no sudoeste do Japão, em 2018.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















