Província de Miyagi começa a usar barreiras automáticas contra tsunamis
A província de Miyagi, no nordeste do Japão, começará a utilizar um sistema que fechará automaticamente as barreiras costeiras quando um alerta de tsunami for emitido.
Miyagi é uma das três prefeituras atingidas pelo grande terremoto e tsunami que ocorreu no dia 11 de março de 2011. As outras duas são Iwate e Fukushima.
A Agência de Gestão de Incêndios e Desastres diz que 59 membros dos bombeiros dessas prefeituras foram mortos pelo tsunami durante ou após os esforços para fechar as comportas e diques.
Onze das mortes ocorreram em Miyagi, levando as autoridades da província a desenvolver um mecanismo para fechar automaticamente as barreiras das vias navegáveis, uma vez que alertas, como avisos sobre tsunamis, são anunciados.
Os funcionários de Miyagi começarão a usar o mecanismo em 23 barreiras na sexta-feira (12) e outras 226 até o final de março de 2022.
O sistema será controlado remotamente a partir do escritório da prefeitura e das filiais. Suas instalações de comunicação, com geradores elétricos instalados, permitirão operações ininterruptas no caso de um desastre natural causar uma interrupção de energia elétrica.
- Governador de Fukui renuncia após acusações de assédio - 26 de novembro de 2025 12:24 am
- Agência Meteorológica do Japão alerta para novos tremores em Kyushu - 25 de novembro de 2025 11:53 pm
- Malásia proibirá que menores de 16 acessem redes sociais - 25 de novembro de 2025 11:42 pm

