Gabinete de Taiwan apoiará pessoas que fogem de Hong Kong
Taiwan informa que criará um escritório dedicado, no próximo mês, para apoiar os cidadãos de Hong Kong que desejam migrar para a ilha por motivos políticos ou outros.
Diz que o escritório ajudará a cobrir as despesas de subsistência de pessoas carentes que fogem de Hong Kong por motivos políticos.
Serão oferecidos serviços de consulta para escolarização, busca de emprego e início de negócios em Taiwan. O escritório também apoiará a transferência de grupos cívicos e empresas para Taiwan.
O plano de ajuda foi compilado sob ordens da presidente, Tsai Ing-wen, que manifestou seu apoio aos protestos pró-democracia em Hong Kong.
As autoridades taiwanesas pensam que aceitar fundos e profissionais qualificados de Hong Kong ajudará a desenvolver a economia da ilha.
O anúncio de Taiwan ocorre quando o Comitê Permanente do Congresso Nacional Popular da China começou a deliberar sobre um projeto de legislação de segurança nacional para Hong Kong, na quinta-feira (18). A legislação tem o objetivo de acabar com os movimentos pró-democracia no território, onde os protestos têm continuado.
O número de residentes de Hong Kong que adquiriram permissão para uma estadia de longo prazo em Taiwan cresceu para cerca de 5.800 no ano passado. Este é um salto de 40% em relação ao ano anterior.
Os analistas dizem que a introdução prevista da legislação de segurança nacional em Hong Kong pode aumentar ainda mais este número.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am