FMI adverte sobre o risco de superaquecimento dos preços das ações
O Fundo Monetário Internacional – FMI, considera que uma “desconexão” entre uma recente alta dos preços das ações e a economia real está ameaçando a recuperação.
O FMI lançou o alarme em seu relatório sobre a estabilidade financeira global divulgado nesta quinta-feira (25).
O relatório diz que medidas rápidas e sem precedentes dos bancos centrais têm sido um fator importante para a recuperação do mercado em meio à pandemia do coronavírus chinês.
O relatório afirma que os principais bancos centrais do mundo aumentaram seus ativos em cerca de 6 trilhões de dólares desde meados de janeiro para sustentar o fluxo de crédito.
O relatório diz que tais ações estimularam o apetite de risco dos investidores, levando a uma desconexão entre as condições do mercado financeiro e a economia global real, apesar das enormes incertezas que se avizinham.
Constata que os mercados acionários estão, especialmente, supervalorizados nos Estados Unidos e no Japão.
O relatório adverte sobre a possibilidade de um outro mercado afundar se o apetite de risco desaparecer.
Citando possíveis desencadeadores como uma recessão prolongada, uma segunda onda do vírus chinês e um aumento da agitação social em todo o mundo em resposta à crescente desigualdade econômica.
O FMI diz que os preços das ações nas principais economias se recuperaram para cerca de 85% de seus níveis de meados de janeiro, em média. Os agentes do mercado chamaram isso de recuperação apenas no nome.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















