Empresas e transporte público reabrem nas Filipinas
A maioria dos setores empresariais e serviços de transporte público nas Filipinas retornou às operações regulares após dois meses e meio de paralisação para conter a propagação do coronavírus chinês.
Trens, ônibus e outras formas de transporte público retomaram os serviços nesta segunda-feira (1º), após terem sido suspensos, desde meados de março.
Na capital, Manila, o pessoal ferroviário cobriu alguns assentos do trem para manter a taxa de ocupação abaixo de 50% e garantir que os passageiros ficassem pelo menos 1 metro afastados uns dos outros.
Ainda assim, mesmo durante a hora do rush da manhã, havia poucos passageiros circulando.
Os pequenos ônibus conhecidos como jeepneys não retomaram as operações. As autoridades dizem que o distanciamento social entre os passageiros não pode ser mantido em tais veículos.
Motoristas de jipes se reuniam na capital para exigir que lhes fosse permitido trabalhar. Alguns tinham divisórias instaladas como forma de evitar a propagação do vírus.
Apesar das rígidas restrições de viagem, o ritmo das infecções se acelerou desde o final de maio. As Filipinas têm mais de 18 mil casos confirmados até este domingo (31).
O governo diz que o produto interno bruto do país, no período de janeiro a março, diminuiu 0,2%, seu primeiro crescimento negativo em cerca de 21 anos.
Estima-se que pelo menos 2,7 milhões de pessoas tenham perdido seus empregos devido ao surto.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am