Coreia do Norte suspende planos de ação militar
A mídia estatal da Coreia do Norte informa que o ditador Kim Jong Un suspendeu os planos de tomar medidas militares contra a Coreia do Sul.
O jornal do partido governista da Coreia do Norte, Rodong Sinmun, diz que Kim tomou a decisão na terça-feira (23), durante uma reunião preliminar de teleconferência da Comissão Militar Central.
O jornal diz que a comissão examinou a situação vigente e suspendeu a ação militar contra a Coreia do Sul que o Exército Popular da Coreia havia planejado realizar.
O Exército havia traçado quatro planos, depois que desertores norte-coreanos no Sul enviaram folhetos criticando Kim do outro lado da fronteira, no final de maio. Os panfletos foram anexados a balões. Pyongyang acusou Seul de aprovar tacitamente a campanha.
Um dos planos era enviar tropas para uma área turística, desenvolvida em conjunto com o Sul. Outro plano era permitir o envio de panfletos de retaliação através da fronteira.
A mídia não explicou porque os planos de ação militar foram cancelados.
A Coreia do Norte tem endurecido sua posição contra o Sul, desde que desertores enviaram os panfletos. Na semana passada, o Norte destruiu um escritório de ligação com o Sul, na cidade fronteiriça de Kaesong.
- Tieko Irii lança “As Ruas Sem Nome” em São Paulo - 30 de agosto de 2025 1:14 am
- Modi pede mais investimentos japoneses na Índia - 30 de agosto de 2025 12:48 am
- Orçamento do Japão para 2026 deve bater recorde histórico - 30 de agosto de 2025 12:32 am