Coreia do Norte suspende planos de ação militar
A mídia estatal da Coreia do Norte informa que o ditador Kim Jong Un suspendeu os planos de tomar medidas militares contra a Coreia do Sul.
O jornal do partido governista da Coreia do Norte, Rodong Sinmun, diz que Kim tomou a decisão na terça-feira (23), durante uma reunião preliminar de teleconferência da Comissão Militar Central.
O jornal diz que a comissão examinou a situação vigente e suspendeu a ação militar contra a Coreia do Sul que o Exército Popular da Coreia havia planejado realizar.
O Exército havia traçado quatro planos, depois que desertores norte-coreanos no Sul enviaram folhetos criticando Kim do outro lado da fronteira, no final de maio. Os panfletos foram anexados a balões. Pyongyang acusou Seul de aprovar tacitamente a campanha.
Um dos planos era enviar tropas para uma área turística, desenvolvida em conjunto com o Sul. Outro plano era permitir o envio de panfletos de retaliação através da fronteira.
A mídia não explicou porque os planos de ação militar foram cancelados.
A Coreia do Norte tem endurecido sua posição contra o Sul, desde que desertores enviaram os panfletos. Na semana passada, o Norte destruiu um escritório de ligação com o Sul, na cidade fronteiriça de Kaesong.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am