Bolsas dos EUA sobem com a surpresa dos dados de empregos
As ações de Nova York têm aumentado as esperanças de uma recuperação mais rápida dos danos econômicos causados pelo coronavírus chinês. Os novos dados de empregos para maio desafiaram as expectativas com uma reviravolta surpresa.
O índice Dow Jones Industrial Average fechou em 27.110 na sexta-feira (5), com 829 pontos, ou 3,1% a mais que na véspera.
O índice Nasdaq subiu 2% para 9.814, batendo o recorde histórico em um ponto.
Analistas de mercado esperavam que a taxa de desemprego atingisse cerca 20% no mês passado. Mas o Departamento de Trabalho dos EUA informa que caiu para 13,3%, ficando abaixo dos 14,7% de abril, o pior nível desde o início da manutenção dos registros, em 1948.
O relatório mostra que a folha de pagamento dos trabalhadores não agrícolas aumentou em 2,5 milhões em relação ao mês anterior. As melhorias sugerem que algumas empresas estão se recuperando mais rapidamente, com a retomada gradual de suas atividades.
Na Casa Branca, o presidente Donald Trump disse: “Hoje é provavelmente, se você pensar nisso, o maior retorno da história americana. Mas não vai parar por aqui, vai continuar”.
Ainda assim, alguns analistas dizem que é improvável que a confiança total no mercado de trabalho americano volte em breve, com protestos maciços em curso sobre a morte de um homem negro sob custódia policial, e temores de uma possível segunda onda de infecções por coronavírus.
- Empresário dos EUA apoia pesquisa japonesa contra o câncer - 16 de outubro de 2025 6:09 am
- Dados de políticos australianos vazam na internet - 16 de outubro de 2025 5:57 am
- Ex-presidente Yoon é interrogado por incitar ataque - 16 de outubro de 2025 5:35 am