Abe pede desculpas pelas prisões dos Kawais
O ex-ministro da Justiça do Japão, Kawai Katsuyuki, e sua esposa Anri foram presos pelos promotores por suposta violação da lei eleitoral. O primeiro-ministro Shinzo Abe pediu desculpas ao público pelas prisões dos Kawais, que são legisladores, anteriormente, do principal Partido Liberal Democrático, governista.
Abe fez os comentários em uma coletiva de imprensa, um dia após o encerramento da sessão ordinária da Dieta.
Ele disse: “É muito lamentável que membros da Dieta que estavam no meu partido tenham sido presos. Estou muito consciente da minha responsabilidade porque o nomeei ministro da justiça. Peço sinceras desculpas ao povo”.
Voltando à pandemia, Abe reiterou sua determinação em proteger o emprego e a economia usando os orçamentos suplementares promulgados nos últimos meses.
Ele diz que seu governo continua a flexibilizar as restrições às atividades econômicas e sociais, inclusive aos eventos públicos e às viagens entre as prefeituras.
Ele diz que seu governo vai continuar a aprimorar os testes de vírus e lidar com infecções agrupadas para evitar outro surto nos casos.
Abe também se referiu a uma recente decisão de suspender a implantação de um sistema de defesa antimíssil terrestre conhecido como Aegis Ashore.
Ele disse: “O que deve ser feito para reforçar a capacidade de dissuasão e resposta? O que devemos fazer para proteger o Japão? Uma reunião do Conselho Nacional de Segurança será realizada neste verão para discutir em profundidade a estratégia de segurança nacional. O Conselho deve apresentar uma nova direção e colocá-la rapidamente em prática”.
Abe diz que o governo vai garantir que não haverá nenhuma lacuna nas defesas do país, num momento em que as tensões na península coreana estão se intensificando.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am