Reino Unido, Austrália e Canadá preocupados com a autonomia de Hong Kong
Os ministros das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, Austrália e Canadá emitiram uma declaração conjunta expressando profunda preocupação com o plano da China de impor legislação de segurança nacional em Hong Kong.
O Ministro das Relações Exteriores britânico, Dominic Raab, a Ministra das Relações Exteriores australiana, Marise Payne, e seu colega canadense,François-Philippe Champagne, se referiram à Declaração Conjunta China-Bretanha. Junto com a Lei Básica de Hong Kong, ela garante ao território um alto grau de autonomia.
Eles disseram que ela “prevê que os direitos e liberdades, incluindo os da pessoa, da imprensa, de reunião, de associação e outros, serão assegurados por lei em Hong Kong”.
O comunicado dizia que impor a lei de segurança nacional no território “sem a participação direta de seu povo, do legislativo ou do judiciário prejudicaria claramente o princípio de ‘Um país, dois sistemas'”.
Separadamente, um porta-voz do primeiro-ministro britânico Boris Johnson disse que a Grã-Bretanha espera que a China respeite os “direitos, liberdades e alto grau de autonomia” de Hong Kong.
- Banda OpCritical lança “Not Alone” em defesa dos direitos civis - 24 de fevereiro de 2026 12:59 am
- Festival em Tóquio destaca peixes de Fukushima 15 anos após desastre nuclear - 24 de fevereiro de 2026 12:48 am
- Evento do Dia de Takeshima reacende disputa territorial com Coreia do Sul - 24 de fevereiro de 2026 12:43 am




















