Pequim aprova a legislação de segurança de Hong Kong
O Congresso da China aprovou uma resolução para criar uma legislação de segurança nacional para Hong Kong. O movimento desencadeou uma nova onda de protestos no território e atraiu uma forte advertência dos Estados Unidos.
As autoridades em Pequim dizem que a medida lhes permitiria assumir a liderança no estabelecimento de leis para salvaguardar a segurança de Hong Kong. Dizem que as agências de inteligência do continente seriam criadas no território, se necessário. Mas muitos pontos específicos permanecem pouco claros.
A proposta trouxe de novo milhares de manifestantes às ruas de Hong Kong, após meses de relativa calma devido ao coronavírus chinês.
A preocupação de que a legislação proposta minaria a autonomia do território é cada vez maior, mas Pequim contesta isso.
Nesta quinta-feira (28), um dos líderes do movimento pró-democracia pediu aos moradores que se levantassem e lutassem contra a proposta. Joshua Wong disse: “Acho que agora é a hora de continuarmos nossa defesa internacional e buscar…o apoio bipartidário”.
O plano também provocou críticas internacionais, especialmente por parte dos EUA. O presidente Donald Trump disse que planeja agir nos próximos dias. Os funcionários dos EUA também pediram que o Conselho de Segurança da ONU se reúna sobre o assunto.
- Homem é preso no Japão por vender deepfakes sexuais - 17 de outubro de 2025 6:27 am
- Urso invade creche no norte do Japão, ninguém se fere - 17 de outubro de 2025 6:22 am
- Coreia do Sul envia força-tarefa contra golpes no Camboja - 17 de outubro de 2025 6:11 am