Parlamentares de Hong Kong brigam em sessão caótica
Parlamentares pró-Pequim e pró-democracia em Hong Kong se enfrentaram em uma reunião do comitê legislativo sobre um projeto de lei que proibiria o abuso do hino nacional da China.
O lado pró-democracia está resistindo fortemente à pressão de Pequim para que o projeto de lei seja promulgado rapidamente.
Um confronto eclodiu, nesta sexta-feira (8), quando um legislador pró-democracia expressou sua revolta por um membro do lado pró-Pequim que tentou avançar com os procedimentos do comitê.
Os seguranças levaram vários legisladores para fora da câmara. Um dos legisladores foi ferido e levado para fora pelos paramédicos.
O projeto de lei que o comitê está deliberando imporia sanções penais a qualquer ato que insultasse o hino nacional chinês.
Mas os processos estão em suspenso desde outubro passado, devido à oposição do partido pró-democracia.
Em meados de abril, o escritório de ligação de Pequim em Hong Kong destacou e criticou duramente alguns legisladores democráticos.
O campo pró-democracia acusa Pequim de interferir na autonomia de Hong Kong.
A Assembléia Legislativa está sob pressão da China para que o projeto de lei seja promulgado antes do término da atual sessão, em julho.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















