Painel do governo discute o fim do estado de emergência
O painel consultivo do governo japonês sobre o coronavírus chinês expressou apoio ao plano da administração para suspender o estado de emergência em três prefeituras no oeste do Japão.
O painel reuniu-se na manhã desta quinta-feira (21). Especialistas em doenças infecciosas estão entre os seus membros.
O governo suspendeu a declaração de emergência nacional em 39 das 47 prefeituras do Japão, na semana passada.
Nishimura Yasutoshi, ministro da Revitalização Econômica, falou sobre as oito prefeituras restantes. Ele disse que o número de novas infecções nos últimos sete dias caiu abaixo de 0,5 por 100.000 pessoas em Kyoto, Osaka e Hyogo.
Ele acrescentou que existem, na região, sistemas suficientes de assistência médica e monitoramento, para que o governo possa suspender a declaração de emergência.
Tóquio, três prefeituras vizinhas e Hokkaido permanecerão em estado de emergência.
Nishimura pediu a opinião do painel sobre quando e como administrar PCR e testes de antígenos. Ele também pediu informações sobre se mais verificações de vírus devem ser feitas para o pessoal médico e para aqueles que tiveram contato próximo com indivíduos infectados.
Nishimura explicou que as diretrizes de prevenção de infecção foram elaboradas para 101 indústrias, acrescentando que as autoridades estão trabalhando para estabelecer outros planos independentes para mais 19 empresas.
Os comitês diretores de ambas as câmaras da Dieta serão informados, mais tarde, sobre o plano para acabar com o estado de emergência nas três prefeituras.
O plano será finalizado pela força-tarefa do governo para o coronavírus à noite.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am