Japão prorrogará o estado de emergência até 31 de maio
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, prorrogará por quase um mês, até o final de maio, o estado de emergência em todo o país contra o surto de coronavírus chinês.
Abe recebeu informações sobre a situação doméstica em reunião no domingo (3) com o ministro da saúde Kato Katsunobu e Nishimura Yasutoshi, ministro responsável pela resposta ao coronavírus chinês.
Eles também discutiram o estado de emergência, que deveria terminar na quarta-feira (6).
Os ministros concordaram em prorrogar o estado de emergência até 31 de maio, alegando que o sistema médico continua severamente sobrecarregado, apesar da queda no número diário de infecções recém confirmadas.
O governo solicitará a opinião de um painel consultivo de especialistas sobre o plano de extensão nesta segunda-feira (4), antes de finalizá-lo em uma reunião da força-tarefa no final do dia.
O governo também planeja modificar suas diretrizes básicas para evitar que o vírus se espalhe ainda mais.
O governo pode basicamente pedir às prefeituras sob alerta especial que mantenham seus atuais pedidos de atividades limitadas de pessoas e empresas. O alerta está, atualmente, em vigor para Tóquio e outras 12 prefeituras, que o governo vê como particularmente atingidas pelo surto.
Mas o governo pode permitir que outras prefeituras atendam parcialmente seus pedidos com a condição de que elas exortem fortemente as pessoas e empresas a adotarem novos estilos de vida na luta contra o vírus chinês.
- TAKE THE 55 lança álbum de estreia “Rhythm Secrets” - 18 de fevereiro de 2026 10:18 pm
- Artes tradicionais celebram chegada da primavera em Aomori - 18 de fevereiro de 2026 9:50 pm
- Sara Duterte anuncia candidatura à presidência das Filipinas em 2028 - 18 de fevereiro de 2026 9:46 pm




















