Hayabusa2 faz o último impulso do motor para o retorno a terra
A agência espacial japonesa informa que a sonda de asteroides Hayabusa2 iniciou seu último impulso de motor para seu retorno à Terra.
A Hayabusa2 operou seu motor principal por mais de 800 horas até fevereiro, após ter explorado o asteroide Ryugu. Está agora a cerca de 160 milhões de quilômetros da Terra.
A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, ou Japan Aerospace Exploration Agency – JAXA, anunciou nesta terça-feira (12), que a sonda havia iniciado seu segundo estágio de operação do motor.
Uma equipe de operação confirmou no início do dia que um dos motores de quatro íons da sonda começou a operar normalmente, conforme programado.
A segunda operação deve continuar até por volta de setembro, quando a sonda está programada para estar a cerca de 40 milhões de quilômetros da Terra.
A Hayabusa2 deverá então ajustar sua órbita usando um dispositivo de posicionamento e lançar uma cápsula em um deserto australiano por volta de novembro ou dezembro. Acredita-se que a cápsula contenha amostras de rochas da superfície do asteroide.
A JAXA planeja recuperar a cápsula e analisar seu conteúdo para possíveis pistas sobre as origens da vida e do sistema solar.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am
















