Estado de emergência pode ser suspenso em áreas de alerta especial
O governo japonês está considerando incluir algumas das 13 prefeituras que estão em alerta especial em meio ao surto do coronavírus chinês, quando levantar o estado de emergência para o resto do país.
Um painel de especialistas do governo deverá se reunir nesta quinta-feira (14), para discutir o fim do estado de emergência em todo o país antes da data, atualmente, prevista para 31 de maio, devendo considerar fatores como o número de novas infecções por 100.000 pessoas nas últimas uma a duas semanas.
Espera-se que o governo acabe com o estado de emergência em todas as 34 prefeituras fora das 13 em alerta especial.
Também está considerando a inclusão de algumas das 13 prefeituras, nomeadamente Aichi, Fukuoka, Ibaraki e Gifu.
Medidas simplificadas serão consideradas para Kyoto, dependendo em parte da situação na vizinha Osaka, e para Ishikawa, onde o rastreamento da infecção tem sido bem sucedido.
O estado de emergência deve continuar em Tóquio e nas prefeituras vizinhas, Hyogo, que tem um grande número de moradores que se deslocam para Osaka, e Hokkaido, onde novas infecções ainda estão surgindo.
As pessoas nessas áreas ainda serão solicitadas a permanecer em casa, aguardando outra decisão do governo em cerca de uma semana.
- Calor extremo atinge áreas afetadas por chuvas no Japão - 14 de agosto de 2025 7:55 am
- Governo Trump revoga vistos de secretários do Ministério da Saúde relacionados com o programa Mais Médicos - 14 de agosto de 2025 7:51 am
- Memorial Restart Community completa 4 anos: um jardim de lembranças, respeito e esperança para famílias estrangeiras no Japão - 14 de agosto de 2025 5:57 am