Coreia do Norte pode estar construindo instalações de mísseis balísticos
Um grupo de pesquisa norte-americano informa que a Coreia do Norte parece estar construindo instalações que podem ser usadas para montar mísseis balísticos, perto da capital, Pyongyang.
Na terça-feira (5), o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais publicou os resultados de uma análise num local de construção perto do Aeroporto Internacional de Pyongyang. O local foi registrado em imagens de satélite.
As imagens mostram três novos edifícios. O maior tem cerca de 120 metros de largura e 40 metros de profundidade. Todos eles têm portas largas o suficiente para veículos grandes. O centro diz que um dos edifícios pode ser capaz de acomodar um míssil balístico intercontinental.
Como outras instalações de mísseis norte-coreanos, este local também tem o que parece ser um terminal ferroviário e acesso a uma seção subterrânea.
O grupo de pesquisa suspeita que as instalações podem ser usadas para montar mísseis balísticos a partir de componentes entregues por via férrea, bem como para armazenamento.
No ritmo atual de construção, o local poderia estar operacional em algum momento no final de 2020 ou início de 2021.
Um dos especialistas envolvidos no estudo disse à NHK que a largura e a altura dos edifícios têm características distintas. O especialista diz que provavelmente será uma das mais novas instalações de mísseis da Coreia do Norte.
Com quase dois anos, desde o primeiro encontro EUA-Coreia do Norte, as conversações de desnuclearização permanecem paradas.
Especialistas nos Estados Unidos têm, frequentemente, levantado suspeitas de que Pyongyang não tenha desistido de suas ambições de desenvolvimento nuclear.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am




















