Trump ameaça cortar o financiamento da Organização Mundial da Saúde
O Presidente norte-americano, Donald Trump, criticou a Organização Mundial de Saúde – OMS, como sendo “muito parcial” em relação à China e sugeriu a possível suspensão do financiamento dos EUA à OMS.
Trump falou num briefing da Casa Branca, nesta terça-feira (7).
Trump referiu-se a uma preocupação expressada pelo Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em Fevereiro, sobre a proibição de viajar da China, por parte do Governo norte-americano.
O Presidente disse que as críticas da OMS estavam erradas e pareciam “muito centradas na China”.
Trump disse que os EUA “vão analisar o fim do financiamento” para a OMS. A contribuição dos EUA representa cerca de um quarto do orçamento da OMS.
Entretanto, o New York Times e outros meios de comunicação social relataram que Trump não levou a sério um memorando sobre a pandemia do coronavírus chinês apresentado ao Presidente antes do surto nos EUA.
O conselheiro da Casa Branca, Peter Navarro, teria enviado o memorando no final de Janeiro, avisando que o coronavírus chinês poderia criar uma pandemia, com um possível número de mortos, nos EUA, de 500 000.
Trump disse que não tinha visto o memorando. Salientou que, mais ou menos na mesma altura, pensava que deveria combater o surto.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am