Taiwan alertou a OMS sobre possível pandemia em dezembro de 2019
As autoridades de Taiwan divulgaram um documento enviado à Organização Mundial de Saúde – OMS em dezembro, no qual alertaram sobre uma suspeita de transmissão de vírus de humanos para humanos ocorrida na China.
A divulgação ocorreu após o Departamento de Estado norte-americano dizer, na sexta-feira (10), que está “profundamente preocupado que as informações de Taiwan tenham sido ocultadas da comunidade de saúde global”. Também criticou a OMS por “escolher a política em vez da saúde pública”.
A agência de notícias AFP citou a OMS como dizendo que a mensagem que recebeu de Taiwan não fazia menção à transmissão de humano para humano.
As autoridades taiwanesas em resposta divulgaram a mensagem completa no sábado (11).
A mensagem dizia: “Fontes de notícias indicam que pelo menos sete casos de pneumonia atípica foram relatados em Wuhan, China”. Também disse, enquanto as autoridades de saúde da China responderam à mídia que se acreditava que os casos não eram da SARS, “eles foram isolados para tratamento”.
O Ministro da Saúde de Taiwan, Chen Shih-chung, disse que qualquer profissional médico saberia das circunstâncias que requerem isolamento, e questionou se ser tratado isoladamente não seria um aviso.
Os Estados Unidos acusaram a Organização Mundial da Saúde de ser “China-cêntrica”. A afirmação de Taiwan está de acordo com o ponto de vista dos Estados Unidos sobre o assunto.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















