Origem do coronavírus está sendo investigada
O presidente dos EUA, Donald Trump, diz que sua administração está investigando suspeitas relatadas na mídia de que o novo coronavírus chinês pode ter se originado em um laboratório Wuhan. A China negou as acusações.
Trump disse nesta quarta-feira (15), que “estamos fazendo um exame muito minucioso”.
A Fox News noticiou na quarta-feira que várias fontes estão dizendo que o vírus veio do Instituto Wuhan de Virologia, ao invés de um mercado de frutos do mar como inicialmente se suspeitava. O laboratório é conhecido por seus estudos de coronavírus a partir de morcegos.
O Washington Post havia noticiado, anteriormente, que funcionários da Embaixada dos EUA visitaram o instituto várias vezes, e enviaram dois telegramas para Washington alertando sobre a segurança inadequada no laboratório e o perigo do estudo do vírus.
Citando um cientista pesquisador da Universidade da Califórnia em Berkeley, o jornal diz que “não há evidências de que o vírus que agora assola o mundo tenha sido projetado; os cientistas concordam em grande parte que ele veio de animais. Mas isso não é o mesmo que dizer que não veio do laboratório”. O jornal também diz que alguns membros da administração Trump têm suspeitas semelhantes sobre o Centro Wuhan de Controle e Prevenção de Doenças (Wuhan Center for Disease Control and Prevention lab), nas proximidades.
O Chefe do Estado Maior Conjunto, Mark Milley, disse aos repórteres que eles tiveram informações, que fizeram um exame cuidadoso, mas ainda assim foi “inconclusivo neste ponto”.
- Astronauta japonês retorna à Terra após 5 meses na ISS - 10 de agosto de 2025 5:17 am
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am