Coreia do Sul ainda está cautelosa com relatos da saúde de Kim
Um alto funcionário sul-coreano disse que o ditador norte-coreano, Kim Jong Un, está “vivo e bem”, apesar das reportagens da mídia americana de que ele está em estado grave após a cirurgia.
Moon Chung-in, conselheiro de política externa e segurança do presidente sul-coreano Moon Jae-in, fez a observação para a Fox News no domingo (26). Ele disse que Kim está ficando na cidade oriental de Wonsan desde 13 de abril.
Observações do conselheiro e de outras autoridades mostram que a Coreia do Sul está mantendo uma abordagem cautelosa em relação às reportagens da mídia sobre a condição de Kim.
A saúde de Kim entrou em foco depois que a CNN relatou, na semana passada, que ele estava em estado grave. A mídia norte-coreana não noticiou sobre suas atividades por cerca de duas semanas.
Em uma coletiva de imprensa na segunda-feira, um funcionário do Ministério de Unificação da Coreia do Sul disse que sua opinião não mudou e que nada de anormal está acontecendo no Norte.
Um pesquisador sênior do Sejong Institute, um grupo de pesquisa privado na Coreia do Sul, também lançou dúvidas sobre o relatório da CNN.
Cheong Seong-chang, um especialista em Coreia do Norte, diz que se Kim estivesse gravemente enfermo, ele teria sido transferido imediatamente de Wonsan para a capital, Pyongyang.
Cheong diz que Kim deve fazer uma aparição pública em breve.
- Frio intenso provoca falta de água em resort de Hakone - 11 de fevereiro de 2026 2:00 am
- Japão apresenta análise de detritos nucleares de Fukushima - 11 de fevereiro de 2026 1:55 am
- EUA transferirão comando de dois postos da OTAN a europeus - 11 de fevereiro de 2026 1:51 am
















