22 C
Kóka
domingo, 3 agosto, 2025 11:15: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Coreia do Norte dispara vários projéteis em direção ao Mar do Japão

A Coreia do Norte disparou vários mísseis de cruzeiro ao largo de sua costa leste nesta terça-feira (14), disse o Estado Maior das Forças Armadas da Coreia do Sul, o último de uma série de lançamentos, apesar das preocupações sobre um possível surto de coronavírus chinês no país.

Coreia do Norte dispara vários projéteis em direção ao Mar do Japão

A Coreia do Norte disparou vários mísseis de cruzeiro ao largo de sua costa leste nesta terça-feira (14), disse o Estado Maior das Forças Armadas da Coreia do Sul, o último de uma série de lançamentos, apesar das preocupações sobre um possível surto de coronavírus chinês no país.

O chefe do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse em uma declaração que os projéteis – supostamente mísseis de cruzeiro – foram disparados da cidade de Munchon na província de Kangwon oriental do norte, na manhã desta terça-feira, em direção ao seu mar oriental.

O governo da Coreia do Sul estava monitorando possíveis lançamentos adicionais pela Coreia do Norte. Não deu mais detalhes, tais como exatamente quantos projéteis foram lançados e que tipo de projéteis eram.

Os lançamentos acontecem na véspera do 108º aniversário do falecido fundador da Coreia do Norte, Kim Il Sung, o avô do atual ditador Kim Jong Un, e um dia antes das eleições parlamentares sul-coreanas.

Nas últimas semanas, a Coreia do Norte realizou uma série de testes de mísseis de curto alcance e outros testes de armas em meio a conversações nucleares paralisadas com os Estados Unidos.

A maioria das armas testadas foram mísseis balísticos ou projéteis de artilharia de longo alcance, e é incomum para a Coreia do Norte lançar um míssil de cruzeiro.

Todas as armas testadas ainda eram de curto alcance e não representavam uma ameaça direta para o continente americano. Um teste de um míssil capaz de atingir a pátria norte-americana acabaria com a moratória auto-imposta pela Coreia do Norte aos principais testes de armas e provavelmente descarrilaria completamente a diplomacia nuclear com os Estados Unidos.

Alguns especialistas dizem que a Coreia do Norte, provavelmente, usou os últimos lançamentos de armas para reforçar sua capacidade de ataque contra a Coreia do Sul, que tem introduzido nos últimos anos caças F-35 e outros sofisticados sistemas de armas convencionais fabricados nos EUA. Outros dizem que os últimos testes de armas também tiveram como objetivo fortalecer a unidade interna diante das sanções lideradas pelos Estados Unidos e da pandemia do coronavírus chinês.

A Coreia do Norte tem dito, repetidamente, que não houve nenhum surto de coronavírus em seu território. Mas muitos especialistas estrangeiros são céticos quanto a essa afirmação e alertaram que um surto de coronavírus no Norte pode se tornar um desastre humanitário por causa da falta crônica de suprimentos médicos e da frágil infraestrutura de saúde do país.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img