Começa a semana “fique em casa” em Tóquio
Em uma tentativa de retardar a propagação do coronavírus chinês, as autoridades em todo o Japão estão pedindo aos residentes que se abstenham de sair antes de um dos maiores períodos de feriados do país. Em Tóquio, o governo metropolitano apelidou o período de 12 dias, até 6 de maio, de “semana de ficar em casa”.
Os trens-bala Shinkansen costumam estar lotados antes das férias de primavera. Mas alguns trens que saíram de Tóquio no sábado (25), não tinham passageiros nos vagões não-reservados. Funcionários da Japan Railway dizem que a taxa de ocupação de assentos não-reservados na linha Tokaido Shinkansen estava abaixo de 10% até a tarde de sábado.
O bairro comercial Togoshi Ginza em Tóquio estava lotado de clientes no fim de semana passado. Mas no sábado (25), as ruas estavam, em sua maioria, desertas. A associação do distrito comercial pediu às lojas que fechassem voluntariamente nos fins de semana e feriados, numa tentativa de conter a propagação do vírus chinês. Os lojistas receberão pagamentos do governo de Tóquio por prejuízos comerciais.
Yamamura Toshio, chefe da Associação das Cooperativas do Distrito Comercial Togoshi Ginza diz: “É difícil para nós pedir aos clientes para não nos visitarem, mas gostaríamos de cooperar com a medida para pedir às pessoas que fiquem em casa”.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am




















