ASEAN, Japão, China e Coreia do Sul realizam cúpula em vídeo
Os líderes da Associação das Nações do Sudeste Asiático, juntamente com os dirigentes do Japão, China e Coreia do Sul realizaram uma videoconferência de emergência para discutir formas de conter a propagação do coronavírus chinês.
Após a videoconferência, o primeiro-ministro, Shinzo Abe, disse aos repórteres, nesta terça-feira (14), que os líderes concordaram em trabalhar em conjunto para manter a distribuição de suprimentos médicos. Ele disse que também concordaram em promover conjuntamente um desenvolvimento antecipado de medicamentos para combater o vírus chinês.
Abe disse que o Japão depende muito dos países da ASEAN para a distribuição de equipamentos de proteção e outros suprimentos para ajudar o pessoal médico a evitar doenças infecciosas.
O primeiro-ministro disse que enfatizou a necessidade de manter um fornecimento estável desses itens em meio à crise atual.
Abe disse a seus homólogos que eles devem intensificar os esforços coordenados na região para combater o vírus chinês, já que sua contenção não pode ser alcançada por um só país. Ele disse que recebeu apoio de outros líderes.
Abe disse também que propôs que informações e conhecimentos sobre o vírus sejam compartilhados entre as nações participantes, livre e rapidamente, garantindo a transparência de tais dados.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am